Cadastre-se Agora

O nosso site utiliza Cookies, os quais são necessários para seu funcionamento e para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nosso Termos de Uso e Política de Privacidade.

Nosso Blog

Como e por que espaçar consultas de Alinhadores!

Uma das maiores vantagens dos tratamentos Ortodônticos com Alinhadores é poder espaçar as consultas, aprenda agora como e porque!

Certa vez chegou um paciente em meu consultório para uma avaliação, o paciente morava na China apresentava apinhamento leve inferior e vários diastemas superiores e me disse assim: “Dr. Eu vou ficar aqui mais 45 dias e depois disso eu volto para cá daqui à 6 meses. Nós conseguimos fazer um tratamento ortodôntico?” Pergunta difícil, para a sorte do paciente, tinha conhecimento que não precisaríamos fazer intervenções durante o tratamento e poderia sim, entregar todas as placas de uma vez só. Para minha sorte, estávamos desenvolvendo o Meu Alinhador e já havia uma versão de teste disponível. Comuniquei o paciente que seria uma versão de teste e que ele estaria testando uma possibilidade nova de tratamento. Ele ficou muito feliz e disse que tranquilo, poderíamos fazer. Fizemos toda a documentação do paciente, a avaliação o planejamento digital, encomendamos as placas e 15 dias antes do paciente viajar as placas já estavam em minhas mãos. Nesse momento eu estava torcendo para que tudo encaixasse perfeitamente. Torcia para que o escaneamento tivesse ficado perfeito, o planejamento estivesse na melhor maneira possível, e que desse tudo certo para que ele pudesse ir viajar, e testarmos o nosso sistema do outro lado do mundo,  literalmente. 

Marcamos a consulta para instalação dos attachments. E para a minha alegria, tudo certo! A guia encaixou perfeitamente, os attachments estavam todos no lugar, realizei o IPR inferior que precisava, passei todas as instruções para o paciente e pronto. Agendamos ele um dia antes da viagem, 14 dias depois da primeira consulta.

Na consulta, um dia antes da viagem do paciente, péssimas noticias. O paciente chegou na consulta e disse que usou os alinhadores apenas pra dormir. Pensei comigo, já era. Acabei de perder o teste, o tratamento deste paciente não vai dar certo. Perguntando para o paciente o porque ele usou só a noite, ele me relatou que para trabalhar havia um desconforto. E dai eu perguntei quantos dias ele usou durante o dia e ele disse que foi apenas o dia da consulta. Para nós Ortodontistas, sabemos que é apenas o primeiro dia que tem desconforto para falar, depois disso tudo se acostuma. Passei as instruções, e torci para o melhor, que ele colaborasse. 

Então o paciente com colaboração duvidosa, foi viajar para testar o nosso experimento em primeira mão, com a maior distância possível. Sim, o primeiro teste do Meu Alinhador foi a maior distância possível. As chances de sucesso estavam ficando cada vez mais escassas, as evidencias nos levariam a um fracasso. Para a nossa surpresa, o paciente começou a colaborar, as evoluções dele no sistema se mostravam muito positivas e realmente mostravam uma evolução fantástica. O paciente respondeu todos os Quizes, bem certinho, trocou nos dias certos e tudo aconteceu como deveria. 

Nossa Operação foi um Sucesso! Pela primeira vez, com um caso a longa distância com 4 consultas tivemos resultado exatamente como queríamos. Paciente voltou para instalar as contenções e estava extremamente satisfeito com o resultado.

No inicio, para o Ortodontista,  a substituição de tratamentos com braquetes por Alinhadores pode gerar algumas perguntas e uma vez um colega me perguntou: "Como eu vou fazer um tratamento já que eu dependo 100% da colaboração do meu paciente?" E você também, provavelmente já se perguntou a mesma coisa. Para ser Breve na resposta, precisamos ter principalmente duas coisas: um controle do uso desse paciente e também manter ele motivado.

A Rotina dos pacientes está cada vez mais acelerada. O deslocamento está tomando cada vez mais tempo das pessoas. O fato de ter que ir para o consultório do dentista todo o mês para receber duas novas placas, uma que troca no consultório e outra que vai trocar daqui alguns dias pode se tornar cansativo para os pacientes. Vendo que não há a necessidade de ver esse paciente de 30 em 30 dias, qual o motivo de manter as consultas iguais as de braquete? Poderíamos então alterar essas visitas para além de 30 em 30 dias e a resposta é sim! Você deve, desde que mantenha esse paciente motivado e consiga monitorar ele a distância.

Uma das maiores vantagens dos Alinhadores Ortodônticos é a previsibilidade. Se o planejamento está correto e o paciente colaborar com o uso dos alinhadores esse espaçamento vai ser muito confortável para o paciente e para o Ortodontista. Para o paciente que vai perder muito menos tempo de deslocamento, menor custo de combustível, estacionamento e poderá ganhar mais tempo para continuar a sua rotina enquanto realiza o tratamento de maneira segura e controlada. Já Para o Ortodontista, isso demonstra a possibilidade de atender mais pacientes, atender pacientes mais distantes além de maior tempo para o ortodontista. O que resulta em maior liberdade para os dois. 

Tá mas como eu devo fazer isso?

O primeiro passo é cadastrar-se no Meu Alinhador para fazer esse acompanhamento a distância. O segundo passo é começar a passos lentos, aumentando as consultas para 45 em 45 dias, e vá aumentando de forma que você se sinta confortável. Logo em seguida é só verificar as trocas que o seu paciente realizou pelo Quiz, onde ele responde tudo o que você quiser durante a troca. Se por ventura ele tiver alguma intercorrência ele pode entrar em contato diretamente com você pelo Chat do Meu Alinhador.

Porque eu devo espaçar as consultas? 

A principal vantagem é para você, você vai ter mais tempo para você, para ficar com a sua família, para atender mais pacientes, atender pacientes de cidades próximas e até bem distantes como estados e até países distintos. Você não vai mais ter problemas de distância e nem tempo.

O seu paciente também vai te agradecer. O dia-a-dia ficou mais corrido, os deslocamentos mais complexos, e os custos cada vez mais altos de estacionamento e combustível. Vai querer chamar o seu paciente só para cobrar a mensalidade?

O Meu Alinhador é a plataforma mais completa para o acompanhamento de tratamentos ortodônticos de alinhadores, e já está disponível para você. Basta você fazer o cadastro gratuito e começar a utilizar. Você cadastra o seu paciente com poucos cliques, ele recebe em seu celular as instruções para instalar o app no celular dele. Passado isso você cadastra como vai ser a sequência de alinhadores dele, aponta quais alinhadores você entregou e pronto. Tudo está no celular do seu paciente, pronto para ele fazer as trocas a distância.

 

Gostou do conteúdo?

Download

Disponível nas lojas de aplicativos!